+ siga-nos por aí!

+ busca

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Microsoft apresenta seu sistema de tradução em tempo real


A Microsoft apresentou pela primeira vez seu software de tradução em tempo real, capaz de traduzir o Mandarim para o Inglês, por exemplo, em poucos segundos, e ainda preserva a voz do interlocutor. O sistema funciona com uma tecnologia de reconhecimento de voz, que realiza a tradução das palavras e as organiza em frases coerentes para o novo idioma.
"Foi necessário que os pesquisadores da Microsoft construíssem um sistema de conversão de texto para fala usando como base um discurso de algumas horas de um chinês nativo e as propriedades da minha voz, com um discurso em inglês pré-gravado, neste caso, gravações de alguns dos meus discursos", afirmou ao TG Daily Rick Rashid, chefe de pesquisa da Microsoft.
Rashid ainda afirmou que o sistema possui uma média de erro de uma palavra a cada sete ou oito, algo que ainda não é o ideal, mas que já apresenta 30% de melhoria com base nas tentativas anteriores. O chefe de pesquisa foi capaz de usar o sistema com sucesso durante uma apresentação na China no mês passado.
Tradutor Universal Star Trek
A tecnologia apresentada na saga Star Trek pode estar mais perto de se tornar realidade
"Apesar de ter sido um teste limitado, o público respondeu com entusiasmo", ressaltou Rashid. "Quando eu falava em inglês, o sistema combinava automaticamente todas as tecnologias subjacentes para fazer um discurso forte, com a minha voz falando em chinês".
Empresas como Google, AT&T e algumas universidades vêm trabalhando na tecnologia do tradutor universal há um bom tempo, mas, por enquanto, ainda não conseguiram tornar seus sistemas suficientemente apurados para o uso futuro. 
Além disso, Rick Rashid afirmou que o software da Microsoft ainda não está finalizado, mas que a empresa não vê a hora de adentrar no século XXII e colocar em prática a tecnologia do tradutor universal apresentada na saga Star Trek, removendo as barreiras linguísticas.
Confira abaixo o vídeo, em inglês, da primeira apresentação do sistema de tradução da Microsoft:


fonte: CanalTech

0 comentários: